Dicas e Cuidados

Aprenda a colocar lentes de contatos gelatinosas corretamente

Antes de tocar nas lentes, sempre lave muito bem as mãos.

Na hora de retirar a lente da embalagem, use a ponta do dedo indicador. E tenha certeza de que a lente está limpa, úmida, sem defeitos ou sinais de ruptura.

Lentes gelatinosas podem inverter durante o manuseio. Antes de colocar, verifique se a lente não está do avesso. Caso as bordas estejam viradas para fora, a lente está invertida. Assim, coloque-a na palma da mão e vire-a para o lado correto. A posição correta é com a lente côncava, com as bordas viradas para cima.

Para posicionar a lente no olho, primeiro coloque-a na ponta do dedo médio da mesma mão. Puxe a pálpebra inferior e empurre a lente ligeiramente para baixo.

Em seguida, erga a pálpebra superior com o dedo médio da outra mão. Posicione a lente no olho, solte suavemente as pálpebras e pisque. Repita os passos anteriores com a outra lente.

Dica: Se sentir necessidade de reumidificar suas lentes de contato, aplique uma ou duas gotas da solução de limpeza adequada para lentes de contato, em cada olho, e pisque várias vezes. Caso você perceba irritação ou constante necessidade de reumidificar suas lentes, consulte um oftalmologista.  


Veja como limpar lentes gelatinosas e garantir uma visão saudável

A limpeza da lente de contato é fundamental não só para prolongar a vida útil do produto, mas para manter sua visão em perfeitas condições. Este procedimento deixa a lente livre de bactérias, microorganismos, muco e outras impurezas. E deve ser realizado antes de colocar a lente e no momento em que ela for retirada do olho. Veja como fazer:


Lave bem as mãos antes de manusear as lentes, mas não use sabonete com hidratante.

Coloque a lente do olho direito na palma da mão e aplique algumas gotas da solução de limpeza.

Com o dedo indicador da outra mão, friccione a lente em ambos os lados, com movimentos delicados para frente e para trás, para a esquerda e para a direita.

Enxágüe a lente novamente com a solução de limpeza até que fique livre de resíduos.

Repita o procedimento com a lente do olho esquerdo.

Dica: As lentes devem ser guardadas em estojo apropriado, sempre fechadas, durante todo o período em que não estiverem em uso. E devem ser armazenadas imersas em solução de limpeza adequada para lentes de contato. Não se esqueça de enxagüar a lente toda a vez que usá-la e também descartar a solução de limpeza que estiver no estojo. Lembre-se sempre: lentes gelatinosas não podem ser limpas por métodos de desinfecção térmica. 

CONFIRA O VIDEO E VEJA COMO É FÁCIL: